quarta-feira, 30 de setembro de 2009

APRENDER COM A PSICOGRAFIA QUE JAMAIS VIRÁ

Retomo hoje ao tema das mudanças operadas no blog Partida e Chegada. Como os leitores assíduos bem sabem, na origem, este espaço nasceu do desejo de dar publicidade a psicografias havidas em reuniões de trabalho, colhidas e guardadas aleatoriamente ao longo de dois anos. Jamais se tratou de um trabalho direcionado a este fim, tanto que nunca houve vínculo com qualquer casa espírita, embora nosso grupo de trabalho inclua médiuns de três casas de Sorocaba (SP). Aliás, deixamos clara tal posição no artigo “Somos Independentes”.

A proposta foi buscar eventuais destinatários, mas, primordialmente, demonstrar aos que crêem ou não em reencarnação, a realidade de nossas vidas em dois planos. Este, o espaço do aprendizado e das realizações e o plano espiritual, onde temos plena consciência de nossas falhas, objetivos e laços de afinidade, de amor e de ódio. Por conta disso, acreditávamos que o conhecimento e a identificação com fatos semelhantes ajudariam as pessoas colhidas pela dor da perda, auxiliando no entendimento dos mistérios da vida. E esta expectativa mostrou-se tangível, a julgar pelas centenas de comentários e e-mails recebidos de todo o mundo.

Mensagens que, sintetizadas num “muito obrigado”, demonstram que nossas palavras falaram ao coração dos leitores. Como expliquei na postagem “A resposta quando precisamos”, os números e as manifestações demonstram que tem sido possível fazer algo efetivo, mas, com realismo, ainda longe do que gostaríamos e imensamente o oposto da enorme expectativa dos que nos escrevem. Como já ressaltamos inúmeras vezes, as comunicações mediúnicas são limitadas às condições dos espíritos que se foram, de seus familiares e das circunstâncias de vida e de desencarne de cada um. Não existe uma regra rígida para que ocorram e, embora possa parecer contraditório, esta é uma medida exata da justiça de Deus.

Portanto, espero que considerem eventuais mensagens psicografadas aqui reproduzidas como meras amostragens de situações, muitas das vezes, semelhantes às suas; instrumentos de consolo e de comprovação da vida após a morte. Não procurem tal elo como um fim em si mesmo ou mera satisfação de uma curiosidade. Vejamos, todos, em cada texto, seu sentido único, pois a morte também faz parte do sentido da vida e as respostas das quais precisamos nem sempre estão disponíveis quando queremos; mas sim quando precisamos.

Importante frisar isto, pois é a base de uma nova fase do blog Partida e Chegada. Realizamos um levantamento de todos os pedidos de psicografias recebidos — um total de 1542 em pouco mais de dois anos, quase duas por dia —, bem como das respostas eventualmente recebidas e validadas por familiares e chegamos a conclusão que menos de 1% (um por cento) das solicitações foram atendidas. Não raro, a frustração pelo “silêncio” dos entes que se foram ou a insatisfação com as palavras recebidas, levaram leitores a acreditarem-se no direito de “cobrar” o resultado desejado, algo fantasioso e que se limitava à seus íntimos sentimentos.

Contudo, como eu sempre repito, importa não esquecer o que Chico Xavier (o maior psicografo conhecido) dizia: "o telefone toca de lá para cá"'. As mensagens chegam à medida da necessidade, do merecimento de cada um. Não significa que se você não recebeu é porque não merece ou não necessita. Para quem está passando pela situação sempre há a necessidade e a sensação de merecimento, não é?

Mas, existem coisas que simplesmente acontecem e não podemos explicar. Desígnios que vem do alto, que não dá pra discutir ou contestar. Falo isso, porque muitos que chegam à nossa página criam uma expectativa de uma coisa que jamais acontecerá. Isso está exemplificado com perfeição nos livro "Por trás do véu de Isis", de Marcel Souto Maior. Nesta obra, ele relata a busca de várias pessoas por uma notícia de pessoas queridas, inclusive uma mãe que percorreu todos os lugares conhecidos e não conseguiu a resposta que queria, mas, ao ver resultados obtidos por outras pessoas, por outras mães, ela acabou encontrando a paz e o conforto para o seu coração.

Ainda que com a intenção de confortar, agindo no sentido de buscar comunicações, percebemos estar fazendo um desserviço aos leitores. E, muitas vezes, adiando situações de aprendizado que ficavam condicionadas a uma psicografia que jamais virá.

Por conta disso, decidimos não mais receber solicitações de mensagens, seja a qualquer título, pelo simples fato de que nossas limitações, as condições pessoais dos que se foram e de seus parentes, vêm criando uma imagem falsa de “eficiência”, que jamais buscamos. Pelo contrário, sempre quisemos ensinar pelo exemplo e pelas experiências de vida, pela lição de transpor dificuldades e crescer. Não do conforto pelo conforto, como que fortalecendo a autopiedade e o comodismo emocional. Continuaremos publicando as psicografias que nos chegam, ratificando a intenção inicial de usar exemplos de vida como setas para um novo caminho. Mas, o mais importante, como diz o escritor James Van Praagh, é que, independente da existência de mensagens exclusivas e constantes, é "compreender que a morte não lhe tomou o amor vivido no passado". A certeza, compartilhada por nossa crença, de que nossos entes queridos permanecem vivos.

10 comentários:

Meire disse...

MEIRE
Marcos há 9 meses que sofro o desencarne da minha mãe, essas mensagens que li estava me dando um ânimo maior para voltar a viver ,hoje quando li essa nova postagem, entrei em desespero, voltei a chorar muito, pois tinha a esperança de obter alguma notícia da minha mãe....No momento dela, e não no meu....Algumas atitudes que tomamos na vida as vezes machucam pessoas que não deveríamos machucar, pois em momento algum fizeram ou falaram mal a reputação de vcs , deveriam excluir aquelas pessoas que não acreditam, mas não punir aquelas que somente ao ler essas mensagens já estão satisfeitas...Peço desculpas pelo meu desabafo, mas não nós deixem órfãos de palavras que acalmam nossos corações......

Mel Gama disse...

Acho sua postura certíssima. Como disse nosso saudoso Chico - o telefone não toca daqui para lá. Meu pai desencarnou em 1980 em acidente de carro em que eu deveria estar junto e eu sempre me senti culpada por isto e procurava receber alguma mensagem dele esclarecendo este fato. Minha mãe, há 1 ano, tb desencarnou após 5 anos de sofrimento. Encontrei na Doutrina a resposta para todas as minhas perguntas e o carinho que meu coração precisava, sem ser necessário um contato direto com os que amei e amo até hoje.
Fique com Deus.
Mel

Ilae SIlva disse...

Primeiro, gostaria de agradecer por está página, que tenho visitado constantemente e nela encontrado conforto e paz. Quero, também, manifestar meu reconhecimento e apoio pela decisão tomada. Não nego que cheguei a pensar em pedir por uma comunicação de meu companheiro, mas refleti que as coisas não são assim, do tipo, mande um recado e ele será respondido...Se ele tiver condições e desejar e eu, por meu lado, também tiver condições, a comunicação acontecerá, sem que seja necessário "evocações"; afinal podemos nos encontrar quando eu estiver emancipada do meu corpo, o que hoje, depois de muito estudar e observar as minhas ações e reações, creio, ou melhor, sei, que estes encontros acontecem.

Abraço fraternal e meu muito obrigado por este cantinho de paz que vocês no ofertam

Ilana

Ana Paula Brandão disse...

Sei das dificuldades em se conseguir uma mesagem psicografada, porém ainda assim resolvi fazer a tentativa! Sabe Amigo, apesar da saudade imensa, creio e busco cada vez mais a compreensão das vidas e suas trajetórias, a vida material e o retorno a Vida Espiritual... Sabe que um dia antes do acidente, Deus me concedeu a Benção de despedir-me do meu Paizinho Amado... fui até a casa dele, beijei sua cabeça e vi, rapidamente, postado atrás do meu Pai que estava sentado, o rosto sorridente de meu tio, desencarnado há alguns anos atrás, ele é irmão do meu Pai... Foi muito rápido, fração de segundos... Mesmo sendo dificil demais, encontro forças na Fé, por Crer que Deus está no controle... quando ocorreu o acidente, havia chegado a hora de meu Pai retornar a Patria Espiritual.

Agradeço imensamente sua atenção, Amigo... é uma das bençãos que Deus nos envia para mostrar que estamos no caminho certo, que existem pessoas que se preocupam com as outras, que trabalham para dar uma palavra de apoio, carinho, conforto... testemunho de Fé!
Que a Espiritualidade Superior Esteja constantemente ao Seu Lado e daqueles que trabalham em prol dos que necessitam, seja do Pão Material ou de Pão Espiritual!

Natanael disse...

Foi uma decisão correta do blog, quando perdi minha mãe ha 1 ano atráz fiquei muito angustiado e procurando por respostas que no meu coração eu já tinha.
Encontrei numa de minhas buscas alucinadas este local chegada e partida que vem trazendo bastante mensagem de conforto e aprendizado, cheguei a colocar meu email para uma possível comunicação mas não tive coragem de passar dados de minha mãe e assim saber como ela está.
Hoje estou progredindo na minha profissão como cinegrafista e editor de imagens, é muito trabalho e correria todos os dias falta tempo até para a família, e todo esse meu sucesso eu devo a minha mãe que investiu e acreditou em mim, hoje sou uma pessoa feliz por fazer o que eu gosto (trabalho) e ainda me pagam para isso.
Muito obrigado minha querida mãe por tudo que a senhora fez por mim... que sempre vai lhe amar e passar tudo de bom que a senhora me ensinou para todos que convivem comigo. Até um dia. Seu filho Natanael Pereira Sobrinho (thel)

selma disse...

já recebi varias de meu filho desencarnado, e na ultima ele diz ,onde eu estiver independente da mensagem ser ou não por escrita eu vou saber ,acho que a comunicação é entre as almas e não por materialidade. o pensamento e o amor é a melhor forma de comunicar-se.

Lucinar disse...

Gostaria de receber noticias da minha mãe que nasceu 12/11/1946 + 26/10/2004 de Cancer o nome dela é Lucila teixeira leite sinto muita falta dela

Anonymous disse...

Em razaão da depressão em que me encontro gostaria de ser assistida por Dr. Bezerra de menezes, será que terei esse merecimento:? MARIA AURIZELIA DA CUNHA DASCIM. 31/10/54-RN;

mira coelho disse...

Hoje, depois de 3 anos e 7 meses do desencarne do meu filho, entendi que existe outras formas de contato. O nosso amor é o maior elo de ligação, nossos encontros enquanto meu corpo repousa, me faz muito feliz.
Sinto no meu coração ao acordar, a paz dos momentos felizes que ficamos juntos na sua nova morada.
jorge, que Deus em sua infinita misericórdia, abençõe vc e ilumine essa árdua caminhada chamada vida.
Meu nome é Mira Coelho
Meu e-mail: mira.r26@hotmail.com

Anonymous disse...

Anônimo>
Boa Noite,
Estou desesperado perdi minha noiva. Ela se suicidou-se no dia 10-01-2010 por volta das 7 as 9.30 da manha.Não consigo aceitar o fato.Preciso CAMILLA PEIXOTO BANDEIRA- 28 ANOS-1982- 5 JULHO. saber onde e como ele está, se ele me vê, preciso de uma resposta dela se ela esta bem. NOME> Por favor eu imploro gostaria de saber algo dela. lord1883@yahoo.com.br
Fiquem com deus...