quarta-feira, 4 de junho de 2008

SUICÍDIO : O PONTO DE PARTIDA É A SOLIDÃO


A dúvida - “Não sei o que leva uma pessoa a fazer isso” – está presente muitas vezes no documentário "A Ponte" -- veja na mensagem "Por quê as pessoas se suicidam?". Se já é difícil aceitar a nossa própria morte que, sabe-se lá quando vem, imagine aceitar a do outro que se desfaz da vida como alguém que joga uma casca de banana no lixo. Certamente, muitos motivos levam uma pessoa a cometer suicídio. Para o psiquiatra Roberto Shinyashiki, existem dois tipos de suicidas em potencial: “Um é o depressivo, que tem falta de enzimas cerebrais e portanto realmente precisa tomar remédio. O outro é o que está passando por uma crise existencial profunda e ele, na verdade, não tem coragem de destruir o mundo que criou e destrói a si próprio”.

O CVV recebe entre 80 e 100 ligações por dia

Para entender melhor esse processo, procuramos Carlos M., voluntário há 10 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV). “Nesses anos, atendi milhares de telefonemas de pessoas desesperadas porque perderam o emprego, descobriram uma gravidez indesejada, foram avisados de uma doença terminal, perderam o emprego, se separaram da pessoa amada... Mas acredito que todas elas tenham um ponto de partida em comum: a solidão", relatou Carlos.

"Nosso foco no CVV é o que o ser humano, do outro lado da linha, está sentindo, não a história em si. Estamos presentes no momento agudo, sem julgamentos”. O CVV não dá conselhos. Apenas pergunta para a pessoa como ela está se sentindo naquela momento. “Essa pergunta mexe na veia e ajuda. Queremos que a pessoa tenha uma visão de si mesma e perceba sua capacidade de aguentar as pressões. Todo mundo é capaz de superar a crise, de se acalmar e refletir”. completa Carlos. Segundo ele, a data em que as pessoas mais procuram o CVV é no Dia dos Namorados.´

Um comentário:

Anonymous disse...

Enfim achei um site que fala exatamente o que estou sentindo. Uma depressão que está acabando comigo!!!Nunca senti tanta trsteza!Porque perdi a vontade de viver, não acho nenhuma graça na vida e com isso acho q não vale a pena viver. Sou casada , tenho parentes,estou morando um pouco longe da minha mãe e irmãos, mas só eu é que sinto saudades e vou vê-los,porque eles nunca vem na minha casa.
Meu marido não conversa comigo,quando vou tentar contar alguma coisa ele logo muda de assunto e fica vidrado na tv.Não tem sentido.
Gostaria de saber se tem tratamentos de intrnação para deprimidos,porque se eu não achar nenhuma solução vou antecipar o inevitável.Obrigada pelo espaço.